Blog

Em uma era digital, em que bancos de dados comandam praticamente todas as atividades econômicas mundiais, não podemos ser omissos quando o assunto é segurança. Todo cuidado, investimento e conhecimento é pouco! Para se ter noção da gravidade desse cenário, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de ameaças de ataques, o que representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina – que somados, foram 41 bilhões. Os serviços médicos, varejistas e entidades públicas foram os entes que mais sofreram com as violações. Atualmente, grande parte dos ataques são provenientes da Asia e Russia.

Mas como evitar esses problemas? Aí entra a Cibersegurança, que é um conjunto de medidas que abrangem boas práticas para resguardar tudo o que envolve a informação digital contra as ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos, sendo eles realizados em softwares e hardwares. Para evitar prejuízos em diversas escalas e formatos, há que se triar todas as etapas de planejamento: implementação, controle, atualização de medidas de segurança de sistemas e redes, gestão de risco e aplicação de Disaster Recovery. É indicado realizar testes de vulnerabilidades de sistemas, sendo este um processo preventivo, em que pode ser encontrado indícios de falhas e com isso diminuir as chances de um problema acontecer. Se faz necessário também, a observação de acesso físico aos equipamentos do parque tecnológico, pois, através da conexão de algum tipo de mídia, coloca-se em risco a estrutura. 

Além disso, é de extrema importância que todo esse contexto esteja previsto do programa de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados da empresa. Em relação às senhas, há que se ter em mente que elas devem possuir critérios de complexidade para que não sejam facilmente descobertas, sendo estas, de uso individual e intransferível de casa usuário. 
Ou seja, para cada usuário da organização, deve ser definida uma senha diferente, para que não se descobrindo uma, todas as outras contas estejam comprometidas.

Existem diversas ferramentas tecnológicas que atuam em conjunto (formato ideal) ou de modo isolado na proteção dos dados de uma empresa, como observar se as conexões são seguras, estabelecer a criptografia de dados, realizar a assinatura eletrônica, antivírus, ferramentas robustas de backup e aplicações de proteção de perímetro (Firewall).
Aqui na Sym buscamos manter sempre um alto padrão em tudo o que se refere a segurança. Ter a nossa equipe consciente das exigências da LGPD é, para nós, prioridade, pois um time bem treinado e atuante consegue identificar diferentes situações de tratamento de dados e agir de forma a proteger todas as informações com as quais a organização lida. Mobilizamos o nosso tempo e nossos recursos para que todas as informações tanto de parceiros, clientes e colaboradores sejam protegidas.

Gostou? Fique por dentro de nossos conteúdos!
Quer investir em Cibersegurança em sua empresa? Temos uma parceria com a Ícone, responsável pelas nossas soluções de segurança internas!

SYM Gestão e Soluções Inteligentes
Atendimento humanizado! Fale com um consultor.