Comprou um aparelho novinho em folha, mas não quer perder seus contatos, fotos, aplicativos e as conversas antigas do Whatsapp? Calma, porque dá para transferir o seu histórico e todo o material gráfico para um novo dispositivo! O processo pode ser feito enviando o seu arquivo de um backup local (extraindo arquivo por arquivo), ou ainda, restaurando o seu backup do Google Drive e PlayStore. E o mais bacana – no segundo caso, o processo nem demora muito, viu?

Mas, afinal, o que é esse tal de backup local? Os arquivos de backup local são cópias de segurança de um dispositivo de armazenamento, que são automaticamente salvas na pasta do Whatsapp, na Agenda ou na Galeria, de acordo com a natureza do arquivo em questão. Esta pasta está localizada na memória interna do seu aparelho, ou contida no cartão SD externo.

Já o Google Drive é um backup externo, com caráter online, que ao ser ativado, salva suas conversas e arquivos de mídia na conta pessoal do Google Drive, sem dar nenhuma dor de cabeça. Você vai precisar apenas da internet estável como ferramenta e ter uma conta para gerenciar o upload dos arquivos, mas é tudo muito simples e não depende de mecanismos físicos para acontecer.

Para não perder nadinha do aparelho “aposentado”, você pode fazer o backup de conteúdo, fotos, dados e configurações salvos internamente no aparelho antigo em upload para a sua Conta do Google Drive, transferindo para o depois para o smartphone novo.  Essa recuperação vai variar de acordo com o sistema operacional do smartphone, mas é um processo relativamente simples.

Seus dados de backup podem ser apagados se você não usar o dispositivo por 57 dias, ou ainda, se você desativar o backup do Android – menos no caso do Google Fotos, por outras razões específicas, pois eles permanecem na conta posteriormente, ainda que você não use. Só sumirão se você apagar!

Os seus aplicativos contidos no celular antigo também são sincronizados, através da sua conta da PlayStore. Assim, ao entrar com a sua conta Google no celular novo, os aplicativos baixados no celular antigo serão automaticamente baixados no novo, assim que conectado a uma rede Wi-Fi. Bacana, não é? Nossa equipe pode lhe ajudar a manter seus dados a salvo e a acompanhar o processo com segurança! Conte com nossos consultores e jamais perca nenhuma informação ou arquivo importante!